Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


domingo, junho 03, 2007

Great music for a great time

Partir !
É o verbo mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil de conjugar, dependendo de onde e para onde se parte.

Hoje estou de partida, na conjugação mais fácil – parto para mergulhar na música durante 3 ou 4 dias com companheiros guitarristas que comigo vão estabelecer uma espécie de comuna musical durante esse tempo.

Violas são 8, amplificadores são 4, micros são 2, há muitas harmónicas, mesa de mistura, colunas, pedais de efeitos.

And fingers – thank God for my fingers, digo eu, como dizia o Paul Simon, embora a ele Deus tenha feito um favor maior…
Jam sessions, melodias originais, arranjos malucos de músicas diversas, tudo está em aberto - com 300 watts à disposição e um laboratório de som dentro de casa, tudo é possível.
Até jazz...

5 comentários:

LUA DE LOBOS disse...

aonde????? aonde????? aonde ????
Onde diabo está a aontecer??? TAMBEM QUERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

100anos disse...

Já aconteceu, Lua.
Juntámo-nos uns quantos maduros e fomos fazer experiências de som para o Portugal profundo.
Foi uma sessão memorável que durou 4 dias – noites lindas, manhãs musicais, tardes luminosas.
Aprendemos muito – como controlar o som, como comprimi-lo, como fazer efeitos sonoros espantosos e bonitos.
A quantidade de truques e de informação que absorvemos é tanta, que agora (eu pelo menos) sinto a necessidade de parar uns dias para mastigar e digerir tanta quantidade de conhecimento musical.
Estas coisas fazem bem à alma.

Neves de ontem disse...

Portugal profundo?
sessão memoravel?
Tinha de ter dito isso antes!
Estou desiludida!

100anos disse...

Não, Neves, nada disso, pelo contrário, estas coisas dificlmente podem ser antecipadas, até porque muitas vezes há todas as condições mas elas não acontecem.
Os "atinanços" musicais são sempre fruto aleatório que pode não acontecer; o próprio desempenho de cada um dos músicos não pode ser antecipado nem pelos próprios, pois ele depende muito da interacção com os outros músicos.
É por isso que as grandes sessões musicais são sempre únicas e irrepetíveis.
Exemplifico: nos idos de oitenta e no Portugal profundo, um belo dia de feriado do 25 de Abril dou de caras com o meu velho e querido amigo Adriano Correia de Oliveira; depois dos abraços e comoções iniciais combinou-se que ele iria jantar a minha casa; convidei mais 3 ou 4 amigos que estavam nas proximidades e todos jantámos e fizemos a festa a seguir.
Pois bem: foi talvez a noite musicalmente mais bonita da minha vida - mas 6 horas antes eu nem sonhava que ia ter uma noite musical e muito menos a mais bonita de sempre.

Cleopatra disse...

Ora ... estou a precisar do seu voto.
Deixe lá o portugal profundo. Ou é o BLOG?

eXTReMe Tracker