Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


quinta-feira, novembro 06, 2008

A eleição de Obama

Uma das notas que para mim parece mais saliente na eleição de Obama tem sido muito pouco tocada, surpreendentemente: o povo norte-americano (sim, norte-americano e não simplesmente americano, pois povos americanos há muitos e variados e nem todos gostam de ser confundidos com os discípulos do Tio Sam) mostrou que é adulto e tem memória, coisa que os povos europeus têm grande dificuldade em mostrar.
E mostrou que é adulto e tem memória porque claramente que não perdoou ao presidente cessante a tremenda aldrabice em que fundou a sua iniciativa de invadir o Iraque e afundar os States numa guerra mais funesta que a do Vietnam.
Os norte-americanos sabem hoje que foram aldrabados com todas as letras e não perdoaram isso a um republicano, como não perdoariam a um democrata ou a qualquer outro cidadão de qualquer outra tipologia política.
Os meus caros leitores lembram-se que em Portugal o candidato do PS às legislativas prometeu que não ia aumentar impostos ? E lembram-se certamente que depois, com base num relatório do Banco de Portugal feito à medida pelo amigão que lá está, o governo subiu drasticamente os impostos, fazendo ipsis verbis aquilo que expressamente se tinha comprometido a não fazer ?
Bom – e agora digam-me: quem é que se lembra disso e quem é que vai penalizar aqueles meninos em sede de eleições pela aldrabice ?
Quantos portugueses lêem jornais ?
E desses, quantos determinam a sua opção eleitoral por aquilo que lêem ?
Pouquíssimos, diria eu.
A esmagadora maioria dos nossos concidadãos tem a cabecinha formatada pelas televisões e as televisões obedecem a lógicas de poder económico/político que pouco têm a ver com informação, tendo muito mais a ver com propaganda.
E parece que por essa Europa fora o panorama é semelhante.
É nisso que os norte-americanos são diferentes: são mais adultos, têm mais memória - refiro-me, naturalmente, aos 52% que votaram Obama, os 47% que apesar de tudo votaram republicano são para esquecer.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker