Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


terça-feira, novembro 25, 2008

Parar para pensar


Quando iniciei este blog estava cativado pela ideia aparentemente simples de poder debater coisas interessantes sem ter que dar às afirmações o peso (ou a falta dele) da identidade de cada um.
Como outra ideia central era a leitura de livros e o debate sobre eles, e como uma das obras literárias que mais me marcou foi o “Cem Anos de Solidão”, em homenagem ao grande GGMarquez adoptei o nick de “100anos”.
Volvidos uns poucos de anos, o panorama mudou totalmente e os dados de análise encontram-se substancialmente alterados:
O anonimato deixou de ser uma forma simpática de alguém se apresentar sob um nick dizendo coisas inteligíveis/inteligentes e passou a ser uma capa espessa destinada a esconder a identidade de quem faz afirmações temerárias e por vezes soezes e insultuosas.
A troca de ideias sem troca de identidades começou a mostrar-se cada vez mais precária – em vez de dialogarmos com uma pessoa passamos a dialogar com o estereotipo que construímos de uma série de pessoas.
Os conteúdos andam cada vez mais pobres e desinteressantes.
Andamos todos cinzentos.
A blogosfera está cada vez menos interessante - o comentador Pacheco Pereira exagera a severidade do seu juízo sobre os blogs, mas não deixa de ter uma ponta de razão quando defende que boa parte do que se escreve na blogosfera merece ir directamente para o lixo.
Por tudo isso justifica-se uma cautela mínima: parar para pensar.
É o que vou fazer, esperando que as minhas meninges não entrem em curto-circuito.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker