Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


sábado, maio 09, 2009

O stress da Ordem

Isto vai cá um stress na Ordem dos Advogados !...
Dei-me ao trabalho de ouvir diversas intervenções de advogados no decurso da assembleia geral de Abril/2009, onde foram rejeitadas as contas apresentadas pelo Bastonário e pelo Conselho Geral relativas a 2008.
As intervenções podem ser ouvidas aqui.

Sem querer ser catastrofista, eu diria que me parece que a Ordem está a dar as últimas, estando prestes a ser totalmente descaracterizada pela supressão dos Conselhos Distritais.
Mas o pior é que da AG ressalta com clareza que uma guerra mortal começou e que ela só vai acabar quando um dos contendores der a alma ao criador.
De um lado está a advocacia tradicional, com nomes consagrados.
Do outro lado está o Bastonário Marinho Pinto legitimado por uma eleição, que alegadamente terá atrás de si os apoiantes advogados chamados de “descamisados”.
A OA que sempre teve um pendor agregador e abrangente, começa a sofrer lógicas de exclusão típicas das estruturas sindicais, perdendo acentuadamente o seu carácter de pessoa colectiva pública e salientando-se enormemente a sua vertente para-sindical.
Creio ser necessária uma reflexão global e estratégica sobre o fenómeno associativo forense, para se chegar a uma conclusão que me parece crucial: justifica-se, nos tempos que correm, a existência de Ordens profissionais como as que actualmente estão no terreno, com as funções reguladoras e formativas que têm vindo a assumir ?

1 comentário:

100anos disse...

Os números não enganam.
No final da AG foram lidos os resultados da votação:
- A favor das contas apresentadas - 344 votos, 17,5% do total;
- Contra as contas - 1618, 82,3% do total.
Mais de 80% dos advogados votaram contra as contas relativas a 2008 apresentadas pela direcção da Ordem.

eXTReMe Tracker