Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


quinta-feira, outubro 15, 2009

Violas - escala e tensão de cordas

Aqui há uns meses coloquei um post sobre o jeito certo de colocar o cavalete numa guitarra.
Esqueci-me de indicar uma variável importante: a espessura/tensão das cordas.
Aqui vai:
Uma viola “normal” ou corrente, em princípio não aguenta com cordas muito tensas (estou a falar de cordas de nylon, as de aço são para uma outra conversa), pois o braço tende a empenar se a tensão for muito forte – nessas violas o máximo de tensão de cordas será a média tensão.
Só as violas consideradas mesmo boas têm o braço em madeira muito dura e por isso aguentam cordas muito tensas sem empenar.
Quanto maior for a tensão, menor será a labilidade da vibração da corda e em consequência menor será a possibilidade de o som sair “de lata” (som de lata, costuma dizer-se, é o som meio estragado de uma corda que em vez de vibrar livremente, toca na escala).
É por isso que uma escala baixinha (em que a corda está muito perto da escala mas não dá “lata”, facilitando enormemente o trabalho do guitarrista) normalmente só se consegue em violas de alta qualidade.
Para exemplo do que vos digo sugiro uma visita aos sites das violas Alhambra (
http://www.alhambrasl.com/) e Esteve (http://www.guitarrasesteve.com/) – vejam as violas topo da gama e observem bem de que madeira são feitos os respectivos braços.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker