Qual o jeito certo de colocar o cavalete na guitarra ?
Vi esta pergunta feita por um leitor e, como sei a resposta, passo à matéria:
Por tentativa e erro, meu caro leitor.
Antes do mais, note que normalmente os cavaletes, mesmo de boas violas, são feitos em plástico.
Há no mercado cavaletes em osso bastante bons e baratos.
Compre 4 ou 5.
Verifique a altura do cavalete de origem: imaginemos que tem 5 milímetros.
Pegue num dos cavaletes de osso e desbaste-o até ele apresentar uma altura de 2 ou 3 mm.
O desbaste pode ser feito através de uma lima ou de uma lixa grossa e – claro ! - tem que ser feito com cuidado; convém usar um torno que fixe bem o cavalete, mas não é essencial.
Experimente o novo cavalete: se o som satisfizer, óptimo, nada mais há a fazer.
Se a viola der som de “lata”, o cavalete está demasiado baixo.
Pegue no segundo cavalete de osso antes comprado e desbaste-o até ele ficar com a altura de 3,5 mm ou de 4 mm.
A ideia é baixar o cavalete ao máximo possível antes de o som da viola ser prejudicado: conseguirá que as cordas fiquem muito mais perto da escala, proporcionando novas oportunidades de evolução no manejo da viola.
Em princípio, quanto mais alto for o cavalete, melhor será o som e mais difícil será a acção do guitarrista, uma vez que as cordas estão longe da escala; o que se pretende é facilitar a acção do guitarrista sem prejudicar a qualidade do som.
Cada viola tem a sua altura óptima, a encontrar, como digo acima, por tentativa e erro.
Aditamento: tenha-se em atenção que os cavaletes variam muito consoante as cordas da viola são de nylon ou de aço.
Muitas vezes as violas folk (aço) trazem um veio de metal dentro do braço, ajustável através de uma chave sextavada, que permite ao utilizador sem grandes complicações subir e descer a escala.
Por tentativa e erro, meu caro leitor.
Antes do mais, note que normalmente os cavaletes, mesmo de boas violas, são feitos em plástico.
Há no mercado cavaletes em osso bastante bons e baratos.
Compre 4 ou 5.
Verifique a altura do cavalete de origem: imaginemos que tem 5 milímetros.
Pegue num dos cavaletes de osso e desbaste-o até ele apresentar uma altura de 2 ou 3 mm.
O desbaste pode ser feito através de uma lima ou de uma lixa grossa e – claro ! - tem que ser feito com cuidado; convém usar um torno que fixe bem o cavalete, mas não é essencial.
Experimente o novo cavalete: se o som satisfizer, óptimo, nada mais há a fazer.
Se a viola der som de “lata”, o cavalete está demasiado baixo.
Pegue no segundo cavalete de osso antes comprado e desbaste-o até ele ficar com a altura de 3,5 mm ou de 4 mm.
A ideia é baixar o cavalete ao máximo possível antes de o som da viola ser prejudicado: conseguirá que as cordas fiquem muito mais perto da escala, proporcionando novas oportunidades de evolução no manejo da viola.
Em princípio, quanto mais alto for o cavalete, melhor será o som e mais difícil será a acção do guitarrista, uma vez que as cordas estão longe da escala; o que se pretende é facilitar a acção do guitarrista sem prejudicar a qualidade do som.
Cada viola tem a sua altura óptima, a encontrar, como digo acima, por tentativa e erro.
Aditamento: tenha-se em atenção que os cavaletes variam muito consoante as cordas da viola são de nylon ou de aço.
Muitas vezes as violas folk (aço) trazem um veio de metal dentro do braço, ajustável através de uma chave sextavada, que permite ao utilizador sem grandes complicações subir e descer a escala.
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