Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


sexta-feira, abril 27, 2007

Eleições em França

Porque penso que vai ganhar a direita nas presidenciais francesas ?
Porque hoje em dia as políticas nacionais nos países europeus dependem muito da União Europeia e esta tem um pendor claramente de direita.
Porque os candidatos por essa Europa fora se parecem cada vez mais uns com os outros – são todos partidários de políticas abertamente de direita, embora alguns (os PSs, entre os quais o português e o francês) se gabem de ser de esquerda.
Porque se é inevitável que se caia na política de direita, então o mais lógico é que seja gente de direita a protagonizá-la.
Andava preocupado comigo mesmo: sempre fui um tipo com ideias de esquerda, ou para lá tendendo; nunca na minha vida votei num partido de direita ou num candidato presidencial ou autárquico de direita; e apesar disso frequentemente dou comigo a pensar que para fazer esta política que se faz actualmente, a direita é mais competente.
Acabo de ler numa revista que há uma série de intelectuais franceses da esquerda que apoiam Sarkozy em detrimento de Segolène.
Não vou tão longe: espero em Deus nunca vir a apoiar a direita com o meu voto (votar à direita para mim é como perder a virgindade com uma/um desconhecida/o por causa de uma noite de copos, com whisky “marado”...).
Mas não ficarei escandalizado se a direita começar a ganhar eleições – tudo é preferível à demagogia socialista cada vez mais esquizofrénica, que só sabe mandar “bocarras” de esquerda e fazer políticas de direita pura e dura, deixando o País de pantanas.
Direita por direita, prefiro a direita séria e responsável, que sabe tomar medidas graduais e sabe evitar as constantes bombas atómicas a que o PS nos habituou.
Creio que os intelectuais franceses de esquerda que apoiam Sarko terão uma linha de pensamento semelhante.

1 comentário:

Neves de ontem disse...

Concordo com o Cem Anos. Acho que os ventos da Europa são de direita. Ve-se por toda a parte. É Sarkozy quem vai ganhar. Discordo no exemplo sexual. Penso que não é apropriado ao assunto. (Não sou moralista)

eXTReMe Tracker