Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


domingo, dezembro 28, 2008

A galinha e o equívoco

Gosto de cozinhar, acho que numa encarnação anterior devo ter sido cozinheiro.

A minha história é clássica.

Durante mais de 40 anos a culinária foi para mim um mistério.

Um dia deu-me para perguntar à Senhora minha Mãe como é que se fazia a bela feijoada que se comia em casa de meus pais.

Ela olhou-me algo duvidosa e começou a explicar, mas eu pedi-lhe uma curtíssima dilação para pegar numa caneta e num papel – e comecei a escrever as suas sábias palavras.

Nesse dia logo que cheguei a casa sentei-me ao computador e registei religiosamente as indicações da minha progenitora.

Assim nasceu a minha primeira receita informatizada.

O resto (não é para me gabar) é uma história de sucesso: comecei a confeccionar pratos e mais pratos e alarguei o meu reportório culinário ao caril, ao arroz malandro, ao arroz de marisco, à sopa de legumes, ao peixe assado no forno, ao frango assado no forno, ao polvo cozido e em vinagrete, etc..

Hoje sou um cozinheiro cheio de pergaminhos – li há uns tempos numa revista qualquer que os homens que sabem cozinhar e usam a cozinha para cativar pessoas são hoje qualificados de “gastrosexuais”.

Pois bem, assumo: sou um gastrosexual !

No exercício de tais funções, dirigi-me aqui há dias a um supermercado onde fiz diversas compras, entre as quais... uma galinha, pensando que era um frango.

Hoje assei o “frango/galinha” no forno.

Desastre !

Catástrofe !

Miséria !

A estúpida da galinha estava dura como cornos e era preciso ter dentes serrilhados para a conseguir comer.

Ficou para a gatinha – a minha fiel Tareca adora algumas das minhas facetas culinárias, exactamente aquelas que para mim são menos compensadoras – tem dentes serrilhados...

A minha Mulher nem tocou na galinha e eu não a posso censurar por isso.

O sacrista do puto claro que preferiu pizza.

Ó vã glória efémera, ó vã cobiça !

Apesar de tantos e tais pergaminhos, gastrosexual embora, sou um candidato ao desemprego !

2 comentários:

Ni disse...

Gargalhada!
...
ADOREI este teu post!!!!

Temos mais uma coisita em comum... numa encarnação anterior também devo ter sido cozinheira! :D Delicio-me, na cozinha, a reinventar receitas! (Adoro uma cozinha bonita... extremamente arrumada, limpa... adoro as minhas especiarias... autênticas jóias... risos... )e... sim... também uma estúpida duma galinha anciã já me estragou um belo assado! :(


Este ano, no Natal, um dos presentinhos que dei aos meus dois rapazes foi um caderno escolhido a preceito (na loja Natura, passo a publicidade!) onde eu e eles (assim o espero!) registaremos as minhas receitas e respectivos segredos. O caderno é lindo... coloquei uma foto minha numa das primeiras páginas e uma mensagem pessoal... íntima, secreta, como se fosse o segredo do chocolate... :)

No meio de tanto consumismo este meu gesto pode parecer ridículo... mas, talvez um dia, eles o entendam... e me sintam em cada palavra, odor, sabor... numa memória de Amor.

Ni*

100anos disse...

É verdade, Ni, foi uma tristeza, um fiasco, uma tragédia !
Isto envolve uma lição para a vida: galinha, só guisada !
Com muito esparguete, como o lambão do meu filhote gosta.
Abraço solidário de cozinheiro não encartado,
100anos

eXTReMe Tracker