Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


domingo, junho 14, 2009

Certificação de “software”

Parece que o Ministério das Obras Públicas exige para os seus sistemas informáticos a certificação de “software”.
Seria conveniente que o titular da justiça (caso exista) pergunte ao seu colega das obras públicas afinal de contas o que é isso da certificação de “software”.
Adenda:
Convinha que o titular da pasta da justiça (caso exista) compreenda que:
A certificação de software não é uma cabala ou campanha negra inventada para denegrir o bem imaginado e valoroso software “Habilus” e “Citius” criado pelo ministério da justiça.
A certificação de software não visa abater o PS ou caluniar Sócrates.
A certificação de software é, como o nome indica, um sistema de certificar a qualidade, segurança e fiabilidade de um sistema informático, com vista a garantir a sua utilização plena e eficaz durante um lapso de tempo pré determinado.
Nunca, mas nunca por nunca, na administração pública poderá ser adoptado um sistema informático que não tenha sido alvo de uma certificação de software, única forma de conferir credibilidade ao sistema e gerar confiança nos utilizadores – e isto vale por maioria de razão na área da justiça onde as situações submetidas a segredo de justiça ou a dever de reserva se colocam diariamente, a cada passo.
Na Europa e nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil, na Austrália e na Nova Zelândia, nunca é adoptado um sistema informático de dimensão média ou grande, público ou privado, sem que o respectivo software seja submetido a um processo de certificação.
Se mesmo assim ainda tem dúvidas, faça de o obséquio de ler o que segue:
e de ler

2 comentários:

Maria disse...

Deus o ouça! E, já agora, o titular da pasta da justiça também, se o houver...

100anos disse...

Cara Maria,
Estou em crer que não temos sorte nenhuma.
É que tenho a impressão cada vez mais nítida de que o "alegado" ministro da justiça na verdade não existe de todo.

eXTReMe Tracker