Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


segunda-feira, março 12, 2007

Contos Estelares - XII

Somewhere in outer space

Augusta acordou com a sensação estranha de estar a acordar num local desconhecido.
Durante um momento conjecturou onde estava, para logo depois se lembrar que estava a bordo da “Poseidon” a caminho da nebulosa de Andrómeda.
O seu livro de poesia jazia no chão, atraído pela gravidade artificial criada pelos motores da nave.
Os seus últimos pensamentos antes de adormecer voltaram: “sou agora um dos raros sobreviventes da espécie humana, as responsabilidades que antes tinha multiplicaram-se infinitas vezes”.
Carregou num botão do painel frontal do quarto e verificou que todos os tripulantes estavam ainda nos seus camarotes; Neves e Cem estavam já acordados, Cleópatra e Funes não davam quaisquer sinais.
“Bom dia, companheiros !” disse Cem Anos no intercomunicador, “devem estar com tanta fome como eu, dentro de 20 minutos tenho pronto um pequeno almoço para todos”.
Augusta sorriu e pensou “este ao menos não perde o apetite”.
Passado um pouco estavam os três no refeitório comendo ovos mexidos com bacon e bebendo um café especialmente aromático.
“Que belo cheirinho”, disse Cleópatra entrando no refeitório.
“Pois, sabe que é de manhã que se começa o dia..., aprendi na tropa”, disse Cem.
Cleópatra não se fez rogada; quando já ia na segunda rodada de ovos com bacon e na segunda vezada de café surgiu Funes, igualmente faminto e imediatamente presenteado por igualmente suculento pequeno almoço.
Reuniram depois na sala de comando.
O céu de estrelas tinha-se modificado totalmente: a nebulosa de Andrómeda continuava focada à frente, mas as estrelas por que tinham passado e o panorama daí alcançável era o de um emaranhado de sistemas muito pouco familiar.
Tinham passado cerca de 20 horas-padrão (tempo da nave), desde que se deitaram, mas esta tinha percorrido muitos milhões de quilómetros.
A uma velocidade de 20 vezes a velocidade da luz a nave tinha percorrido cerca de 4.000 horas/luz, quase 17 dias/luz, no mesmo período.
Sendo o tempo padrão baseado na velocidade da luz, uma aceleração de 20 vezes a velocidade da luz provocava uma correspondente aceleração no tempo.
Os astronautas verificaram que a nave tinha funcionado normalmente, reagindo a todos os estímulos adequadamente; a própria nave não accionou qualquer alarme despertador dos tripulantes porque os problemas encontrados foram sendo resolvidos pelos computadores.
Estavam a navegar a uma velocidade espantosa, qualquer coisa como 6 milhões de quilómetros por segundo; a essa velocidade o mundo exterior não era visível das escotilhas da nave, mas os computadores apresentavam-no em simulações perfeitas.
Sem a assistência dos computadores as escotilhas apresentariam todas o mesmo aspecto: um negro profundo.
Os “scanners” estavam constantemente a funcionar, varrendo o espaço em todas as direcções, pois apesar do destino ser Andrómeda os astronautas não enjeitavam a hipótese de ficarem num mundo habitável que descobrissem no caminho.
Da estação chegaram notícias de que tudo estava a correr bem, incluindo o estado de sono profundo das cerca de 500 pessoas que no seu conjunto as naves traziam – todos em sono profundo e em solução criogénica.
Marta e João davam boa conta do recado, mas havia planos para acordar mais gente, pois apesar de as tarefas serem muito facilitadas pela mecanização e pela robotização, algumas acções de comando da estação deveriam ser executados por humanos.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker