Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


sábado, abril 11, 2009

O folar da Páscoa



A Senhora minha Mãe, oriunda de Macedo de Cavaleiros, costumava fazer na Páscoa um bolo salgado a que se chamava lá em casa o “Folar da Páscoa”.
Vim a saber mais tarde que há diversos folares da Páscoa e que o folar feito lá em casa se chama normalmente “Bola de Carne” noutras partes de Trás-Os-Montes.
Seja qual for o nome, é uma delícia.
Implica muita paciência, porque há que esperar uma hora a hora e meia para a levedura (fermento) crescer e outro tanto para a massa já feita voltar a crescer.
É uma receita rica, pois leva muitos ingredientes caros, mas actualmente está ao alcance de qualquer bolsa média – sai mais barato fazer um folar em casa para 10 pessoas do que duas pessoas irem jantar fora ao restaurante.
Estou na dúvida sobre se devo divulgar a receita da Senhora minha Mãe, que me foi confiada pela própria, antes de passar a outra dimensão; vou consultar os meus irmãos indagando se acham bem tal divulgação e voltarei à carga, se for caso disso.

4 comentários:

100anos disse...

Há uns 2 ou 3 anos experimentei fazer o folar e saiu muito mal.
Este ano resolvi voltar a tentar e ele saiu muito comestível, razoável mesmo, mas longe de ser aquela delícia que a Senhora minha Mãe fazia.
Estou agora a tentar de novo, até porque creio que já descobri porque é que desta vez ficou quase bom e não completamente bom: trata-se de bater a massa com mais força e ter um bocado mais de paciência até ela ficar com a contextura precisa para ser colocada nos tabuleiros e ir ao forno.

100anos disse...

Segundo me explicou uma pessoa de idade respeitável, que percebe do assunto, antigamente em Trás-os-Montes as pessoas iam à padaria da terra e compravam a massa já feita, massa de padeiro, que depois em casa misturavam com ovos e carnes, produzindo o famoso folar ou bola de carne.
Se tiver oportunidade ainda hei-de tentar essa modalidade, que oferece menos risco, porque a maior dificuldade em fazer um folar de qualidade consiste justamente na feitura da massa – se ela vier bem feitinha e escorreita da padaria outro galo cantará...

saphou disse...

Espero que fique muito bom, e que o blogger esteja bem, na medida do possível. O meu carinho virtual.

100anos disse...

Obrigado, Saphou, o folar ficou bom, talvez não exactamente igual ao da Senhora minha Mãe, mas ficou bastante comestível segundo a opinião consensual da irmandade.

eXTReMe Tracker