Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


quarta-feira, abril 01, 2009

Sistema doente

Sistema democrático português «está doente», diz Cravinho.
Para João Cravinho, o facto de apenas o Bloco de Esquerda (BE) se ter manifestado contra a nomeação de Domingos Névoa para presidente da Braval, uma empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, é «uma péssima indicação sobre a saúde» do sistema democrático português. (...)

5 comentários:

LuNAS. disse...

...corrijo Cravinho: é antes uma saudável indicação sobre a saúde do sitema democrático português!:)

100anos disse...

Pois, a indicação é saudável, o "estado" do paciente é que deixa muito a desejar.
Entretanto os rapazes do PS hoje, depois de o escândalo ter marinado uns 3 ou 4 dias, lá vieram muito timidamente pedir a "quem de direito" que fosse revista a nomeação de Névoa.
Fizeram-no claramente contrariados, como quem arranca um dente.

LuNAS. disse...

Sabe o que me lixa, para além de tudo o resto ético-moral etc...? Votei neles! Em nome de outros ideiais, claro! Tansa que sou1

100anos disse...

É pecado que nunca cometi e espero nunca vir a cometer.
Aliás há mais de 10 anos que sou militante activo da abstenção, sector que tende a aumentar.
Recuso participar num espectáculo de mau gosto que só serve para legitimar opções em que ninguém votou e que transforma a democracia numa degradante palhaçada.

LuNAS. disse...

Vou-lhe dizer uma coisa: durante muito tempo abstive-me. Como tomada de posição. Achei que o sistema partidário desta democracia não servia (por variadíssimas razões que nem vou expôr - embora não seja anárquica - nada disso!) e achava que se a abstenção fosse o 'voto' quem de direito haveria de dar conta dos nºs e mudar o rumo à coisa. Reparei, nas diversas eleições, de que quem as lê (políticos, analistas, jornalistas, filóssofos, sociólogos, etc...) liam mal abstenção: liam como - o povo está alheio! Ora muitos dos que se abtêm não só não estava alheios, como tomava posições na sua vida quotidiana e a abstenção era, em si, um voto que ia muito mais além do que esse tipo de análises. Vai daí, passei a votar em branco. Reparei que as análises aos votos em branco ainda eram mais negligencidadas do que as abstenções. Não há leituras aos votos em branco. Depois votei PS como voto útil. Enfim... deu-me práli!! Mas acho que se toda a gente que se abstém votasse em branco, isso sim - não haveria maneira de fugir ao sinal que isso seria!
Penso eu... somos sempre surpreendidos ;)
(desculpe lá a longura da coisa:))

eXTReMe Tracker