Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


domingo, abril 05, 2009

Som triclínico e figuras tristes


Ele há coisas mesmo chatas.
Uma delas é um gajo fazer figura de parvo.
Estou com um melão de todo o tamanho.
Duas das minhas violas estavam a dar um som esquisito, cheio de ruídos e desequilibrado.
Fiz testes e mais testes e o problema continuou.
Bom, meti-me no carro, fiz uns 120 Km e fui pôr a questão ao meu mágico das violas, o Gil Oliveira.
O Gil testou-as de todas as maneiras e feitios e o resultado veio célere: as duas violas estavam impecáveis.
Depois teve a gentileza de me explicar aquilo que eu já devia saber há séculos: muitas vezes o som é prejudicado por detalhes como a falta de terra no amplificador, a falta de fiabilidade de um cabo, o desacerto da configuração do som.
Vim para casa e o problema resolveu-se imediatamente com um “jack” novo, blindado e cheio de efes e erres.
Moral da história: mais vale comprar pouco e bom do que muito e barato – um bom “jack” é essencial para qualquer viola electro-acústica ou eléctrica.
Além do mais evita que o guitarrista faça figura de urso.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker