Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Desafio ao leitor

Caros leitores (em especial Nieves de Ayer) tenho um desafio para vós: digam-me qual o nome desta melodia que estão a ouvir (se não estão, levantem o volume do sistema de som).
É uma melodia lindíssima que re-descobri há pouco tempo num local improvável – faz parte das minhas memórias de miúdo curioso, sempre a bisbilhotar aquilo que os mais velhos diziam... e ouviam.
Eu dou uma ajuda: é uma canção tocada a duas violas e está relacionada com a Guerra Civil de Espanha... costumava ser ouvida/tocada quando aparecia uma viola num grupo de anti-fascistas, back in the sixties.
O desafio vai em especial para a Nieves porque estamos a falar de coisas de Espanha.
Mas é feito em geral a todos os leitores.

13 comentários:

100anos disse...

Rectificação: embora eu diga que a canção é tocada a 2 violas, verifico que na versão aqui mostrada a partir de certa altura aparece uma terceira viola.
Fica o esclarecimento antes que alguém dê pelas 3 violas e me venha dizer que sou meio surdo...

100anos disse...

Então, ninguém arrisca ?
O tempora o mores !
No "meu" tempo quase toda a gente identificava esta canção com bastante facilidade.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Estava à procura da canção. Tenho a certeza de ter ouvido a canção, mas não me lembro onde nem quando. Na rede vi muitas canções da guerra, lembrei-me de muitas, mas esta não estava lá. É belíssima. Perdi o desafio

Cleopatra disse...

O som parece-me do Rodrigo Leão....mas não sei...
I'll be back!!

100anos disse...

Mais vale morrer de pé do que viver de joelhos !

100anos disse...

'Pera aí, ó Cléo: esse Rodrigo Leão não é um foleiro da música pimba que usa rabo de cavalo ?
Mas a menina está de todo !
Só falta dizer que esta melodia lhe lembra um tal Frank Sinatra, um pimba à moda dos States !
V. só me dá desgostos.
Vou deixar a musiquinha a azucrinar durante o fim de semana, a ver se alguém se abalança a dizer-lhe o nome.
O comentário anterior é mais uma dica.

Anónimo disse...

Olá!
A frase é de Dolores Ibarrurri, "Pasionaria". Mas não relaciono a canção com ela.

Ni disse...

"MAIS VALE MORRER CEDO, DE PÉ, DO QUE VIVER ATÉ TARDE, DE JOELHOS!"
...

(Uma frase que me faz, também, lembrar do CHE...)

*

«Los fascistas quieren tomar Madrid. Madrid sera la tumba de los fascistas. No passaran!»

La Passionaria

Há História por aqui...
Da que comove, da que fez História na nossa história pessoal...

:.*.:

Querido amigo 100... «esse Rodrigo Leão não é um foleiro da música pimba que usa rabo de cavalo ?»

Ora, francamente!!!!!

100anos disse...

Bom, tenho que reconhecer que estão perto.
Se juntarem o comentário da Nieves com da Nina, falta apenas um pequeno clique.
Se até Domingo à noite ninguém acertar, eu desvendarei o mistério.

100anos disse...

A canção que se ouvia em fundo chama-se "Mourir à Madrid" - assim mesmo, em francês, creio que tem a ver com as Brigadas Internacionais e foi composta para ilustrar a resistência dos republicanos ao avanço das tropas franquistas na cidade de Madrid.
Constitui a banda sonora de um filme de F. Rossif.
Poderão ver a capa do disco aqui.

Ni disse...

É uma sonoridade belíssima...

Anónimo disse...

Bom dia!
Estive à procura de canções da guerra civil. Conhecia muitas das populares. Lembro-me das outras do CD.Mas elas estão em outros filmes também. Talvez tenha misturado a canção com outras de diferentes filmes. Após sua informação procurei notícias de Maurice Jarre e vi que tinha visto muitos dos filmes dos que ele tinha feito a banda sonora. Se calhar conhecia isso. Fico obrigada pela informação. O filme esteve censurado em Espanha e acho que não o vi. Vou tentar vê-lo quando puder. Há outro filme, neste caso espanhol, fácil de conseguer que é "Canções para após uma guerra" ( em espanhol, "canciones para después de una guerra") de Basilio Martín Patiño que é muito interessante. Ele mistura também imagens de documentário e ouve-se de fundo as canções populares dos anos quarenta. A mistura de esses sons (muitas vezes festivos e despreocupados) com as imagens fortes produz um arrepio difícil de esquecer. É curioso, o filme "mourir à Madrid" é do ano do meu nascimento.

Anónimo disse...

Vou deixar passar mais 1 dia, depois retiro a canção do blog, para não se tornar cansativa.

eXTReMe Tracker