Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Desafio ao leitor

Desafio ao leitor:
Abaixo, vou iniciar uma “estória” de ficção científica; o que peço aos leitores é o favor de a continuarem nos comentários que queiram fazer.
--
O sol foi ficando lentamente para trás.
O seu enorme disco foi diminuindo e ao fim de um mês de viagem, da nave “Platão”já só se via o disco solar através de instrumentos de alta precisão.
Foi então que o efeito Erkhart foi utilizado na propulsão – e a nave passou a viajar a uma velocidade 10 vezes maior que a velocidade da luz.
O mundo apagou-se, para trás da nave ficou um oceano negro.
Para frente... o desconhecido.
Na nave viajavam 900 mulheres e 100 homens, uma proporção considerada razoável, atendendo a que os homens podiam rapidamente fabricar muitos filhos e as mulheres demoram nove meses a fazê-lo.
Na sua nave gémea, “Aristóteles”, havia uma proporção de homens e mulheres semelhante (uma vez que a mulher é o ser mais avançado da Criação, achou-se que seria bom acentuar essa desproporção com os homens).
A Platão e a Aristóteles partiram da Terra quase ao mesmo tempo, apontando genericamente a Alfa do Centauro, mas fazendo caminhos diferentes – enquanto a Platão ia equipada com um motor Erkhart, a Aristóteles contava apenas com motores tradicionais, capazes apenas de a fazer avançar à velocidade da luz.
(...)

13 comentários:

100anos disse...

Na história original que me inspirou as linhas do post, aquilo acaba mal: os exploradores nunca conseguiram encontrar um planeta habitável e as segundas e terceiras gerações de astronautas, nascidos nas naves e que nunca puseram um pé num planeta, em terra fixa, ficam a vogar eternamente no espaço, até ao dia em que forem engolidos por uma civilização mais avançada que a humana.
Nesta história, porém, gostaria de estabelecer outras linhas:
- a descrição da vida a bordo de uma nave que anda há 50 anos à velocidade da luz;
- as relações entre homens, mulheres e crianças, as alterações de comportamento criadas pelo espaço confinado em que vivem, a falta de privacidade, etc.
- a descoberta de um planeta habitado por humanóides amigáveis, em estado de evolução semelhante ao estado de evolução da humanidade no período da antiguidade oriental (Egipto, pirâmides, esfinge);
- um happy end !
--
Alguém pega nisto ?

Cleopatra disse...

- a descoberta de um planeta habitado por humanóides amigáveis, em estado de evolução semelhante ao estado de evolução da humanidade no período da antiguidade oriental (Egipto, pirâmides, esfinge);
- um happy end !

;9 ;) ;)

Só com uma condição... uma visita á nave Cleopatramoon que está parada no tempo e no espaço nem eu sei porquê.

Cleopatra disse...

à nave... tinha um erro

100anos disse...

João olhou consternado para o monitor do computador.
Ficou uns minutos silencioso, até que se decidiu e chamou Marta: a cinco anos-luz verificava-se uma depressão no espaço muito mais pequena que um planeta mas com forte irradiação – só podia ser uma nave espacial equipada com propulsão nuclear.
A nave enviava uma mensagem constante em linguagem binária, já quase esquecida pelos astronautas.
“São 12 números, todos zeros e uns” disse Marta com o seu ar autoritário.
Marta estava habituada à superioridade natural das mulheres e nunca disfarçava esse complexo de superioridade; ainda por cima achava alguma graça a João (já lhe tinha pregado uma ou duas partidas) e tinha tendência para o pôr no seu lugar, só para mostrar quem é que mandava.
“Já apanhei o código” exclamou João C – L – E – O – P – A – T - R – A.
“Coleópteros são antigos insectos que havia na velha Terra” disse Marta.
“Nada disso” – ouviu-se pela primeira vez em muitos anos a palavra da Profª Augusta Nina, há muito retirada nos seus aposentos, que se dedicava a uma arte antiga e pouco conhecida, a poesia.
“Cleópatra é o nome de uma rainha do antigo Egipto, adorada pelos homens e venerada pelos crocodilos”, explicou a professora – “além disso...”
“M – O – O – N”, completou João, “a nave está a enviar um sinal que significa CLEOPATRAMOON”.
Augusta semicerrou os olhos e disse, sonhadora “em tempos, há muitos anos, tive na Terra uma amiga que tinha por hábito usar esse nome numa publicação cibernética – coitada, já deve estar completamente torrada há dezenas de anos, desde que o sol se tornou numa supernova e implodiu, arrastando todo o sistema atrás dele”.
“Por acaso até estás enganada, Nina” disse uma voz feminina surpreendentemente juvenil, saída do computador.
Toda a tripulação deu um salto, incluindo a Augusta professora.
“Não se assustem” continuou a voz “desculpem, mas não foi difícil captar a frequência do vosso computador e comunicar de viva voz convosco – eu sou uma sobrevivente, tal como vós”.
(continua)

100anos disse...

“Cleo ?” – perguntou incrédula Augusta Nina.
“Herself, in person”, respondeu o computador, e continuou “deram-me esta nave para experimentar e a meio da experiência reparei que o sol se estava a desintegrar, então rumei a Alfa do Centauro, porque felizmente tinha os depósitos cheios; tenho urânio para dar e vender, comprei-o aos fellahs à revelia dos Américas, e foi um ver-se-te-avias – andei no espaço 3 meses até que vos vi”.
“3 meses ?!”, exclamou João, “mas nós estamos no espaço há 20 anos”.
“Vê-se logo que és homem, ó fedelho”, respondeu o computador, “nunca ouviste falar da compressão do espaço/tempo por acção da aceleração gravitacional ?”
“Afinal, quem é você e quem é que lhe deu confiança para falar assim, mesmo aos inferiores”, indagou Marta, furiosa e belicosa.
“Olha, filha, eu, rufias como tu, meti muitas no xelindró na velha Terra, quando por lá andávamos, mas deixa estar que aqui no espaço não tenho tempo para me ocupar de ti”.
“Mas que raio de merda vem a ser isto, caray ?” perguntou uma voz também vinda do computador, uma voz masculina com sotaque português nortenho.
“Não se cansem a tentar descobrir quem eu sou – também sou um sobrevivente – Funes, El Memorioso, para vossa sorte e azar meu !”
(continua)

100anos disse...

Então ?
Ninguém diz nada ?
Vou parar um pouco por aqui, aguardando as vossas impressões.

Ni disse...

GARGALHADA...

Que espectáculo!

Quero ler mais.... mais...

Nina, deliciada e a fechar os olhitos com sono...

100anos disse...

“Olá Funes”, exclamou Cleópatra, “modesto como sempre”.
“Olá Colega” disse Augusta, sempre cool.
Ruído de fundo.
Mais ruído de fundo.
Ainda mais ruído de fundo.
Após 10 minutos de ruído ouviu-se claramente o código de identificação de uma nave Erkhart, produzindo um ruído cada vez mais escandaloso em que se podia reconhecer o “Made in Japan”, dos Deep Purple.
“Smoke, on the water, smoke on the water, how did you lose your virginity, Marylou, when will you lose your stupidity, Marylou…”
“Porra, temos mais um conviva”, exclamou Funes “quem és tu, ó meu ?”
“UUUppss, já não estou sozinho – e quem pergunta o meu nome ó meu ?” ressoou o computador.
“Sou Funes, El Memorioso, nomeado pelo Matriarcado Terrestre da Sempiterna Superioridade Feminina para fazer a história destes viajantes espaciais – e agora, poderás responder à minha pergunta ? Quem és tu ?”.
“Sou o 100anos – chiça que em Terra escolhi o pseudónimo de 100 anos de solidão e já gramei com cinquenta aninhos a ouvir sozinho as músicas da minha criação – é bom vê-lo/ouvi-lo, caro Funes, é excelente ver que temos a Augusta Nina e a Cleópatra entre nós, está recomeçada a sociedade humana, mais coisa menos coisa”.
“Merda, que já perdi quinhentos paus”, ouviu-se no computador a voz de Cleópatra.
Augusta Nina exclamou “és tu, Cem ?, que engraçado, nós todos juntos numa esfera de cinquenta anos-luz, estamos mais próximos do que se estivéssemos a tomar uma bica do bar das letras”.
“Olhe lá, ó Dona Cleópatra, você está a exagerar”, disse 100anos, “os seus trejeitos autoritários aqui no deep space não valem uma petição inicial mal enjorcada, percebeu, sua ditadorazeca-de-trazer-por-casa ?”
Ouviu-se um ruído estrilhado, seguido de silêncio; passado um pouco ouviu-se a voz de Cleópatra “desculpem, mas sem querer atirei o microfone contra o computador de bordo e precisei de fazer o reset, mas já está tudo bem – olhe, ó senhor Cem, eu nunca lhe dei confiança para me falar dessa forma deselegante e desabrida, fique sabendo que já lhe apanhei o sinal astronómico e não me ensaio nada para lhe pregar com uma ameixa de 20 megatoneladas, seu atrevido.
(continua)

Ni disse...

Viciante!

Sinto-me na expectativa, como na minha meninice, à espera de ler a continuação da 'BD'... só que na altura tinha que esperar uma semana até sair outra revista.
Ó 100... tens uma escrita 'visual', viciante (é mesmo a palavra certa)!
...

Venha mais texto... de uma assentada, que eu leio já... :)

Ni*

Anónimo disse...

Foram-se todos para o espaço, até o Funes? Pronto, os espanhois podemos ficar com o pais dantes chamado Portugal. Agora a "Extremadura" espanhola vai ter praia. Vou comprar uns fatos de banho e crème para apanhar também o sol. Posso escoher a casinha que queira em Cascais? e um ático no Chiado?

100anos disse...

Calma, Nieves, não te exaltes com a ideia de anexar Portugal, por várias razões:
Primeiro, porque não chegámos lá ainda, mas mais tarde se verá ao longo do conto que eu te levei para o espaço disfarçada de estatueta de Vitória de Samotrácia, no porão da minha nave (não te obriguei a cortar os braços, limitei-me a disfarçá-los, para iludir a Polícia Inter-Estelar).
Em segundo lugar porque na minha estória, supostamente no momento presente, já o sol implodiu e se transformou numa super-nova, arrasando todo o sistema solar atrás dele – já não existe planeta, caríssima (só tens que me agradecer por eu te ter dado boleia para o espaço exterior...).
Amigos, está-me a dar grande gozo escrever este conto, mas tenho dois “emporéns”:
Estou cheiinho de trabalho e sobra-me pouco tempo para engendrar e escrever as aventuras daqueles “maduros” de que trata a estória.
Gostava da vossa colaboração no escrevinhanço da historieta, nem que fosse com duas ou três linhas, para dar mais sal ao texto (cada contribuição nova é mais um salto no desconhecido).
Logo que tiver algum tempo “I’ll be back”.
Entretanto, não se acanhem, contribuam para esta bela prosa neo-realista que aqui e agora baptizo de "Contos Estelares".

Cleopatra disse...

olhe, ó senhor Cem, eu nunca lhe dei confiança para me falar dessa forma deselegante e desabrida, fique sabendo que já lhe apanhei o sinal astronómico e não me ensaio nada para lhe pregar com uma ameixa de 20 megatoneladas, seu atrevido.
(continua)

Cleopatra disse...

UM MUST!!!!!

Fartei-me de rir
Tenho de ler o "resto"

Contributo?
Acho que não consigo!

Mas estou a gostar da minha personagem.
Espero o que se segue!

Ora bem, só uma emenda:
Eu nunca fui adorada por crocodilos.
Os únicos Crocodilos que me adoraram mesmo, foram o Marco António e o César.
Pena que não deram nem para sapatos!!HOMENS!!!

Lol

Adorei! Estou a gostar
Para qdo as cenas dos próximos capítulos???

eXTReMe Tracker