Blog que trata dos livros, da leitura, da música e da reflexão política e social.


quinta-feira, fevereiro 22, 2007

IKEA !

Quero aqui consignar a minha gratidão ao IKEA !
Há 20 anos que eu tinha os livros num badanal sem remédio.
Com as estantes do IKEA, compradas em módulos e montadas em casa, gastei menos de 100 contos e arranjei lugar para uns 3 mil livros.
É certo que os corredores ficaram mais estreitos e algumas paredes ficaram cobertas de livros.
Entretanto, quando realmente comecei a arrumar a livralhada, descobri que tinha alguns livros em duplicado e triplicado, resultado da confusão em que eles estavam.
Aqui fica uma velinha acesa de agradecimento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!
Não cante vitória tão rápido. Os móveis de IKEA são todos baratinhos mas são feitos para durar pouco tempo. Eu já tive de mudar várias estantes de IKEA. Podiamos fazer troca de livros repetidos.

100anos disse...

Pois, Neves, mas há lá vários tipos de estantes.
Eu optei por madeira maciça (pinho), pois os livros são muito pesados e requerem um encosto sólido.
As estantes estão sólidas e firmíssimas, apesar das centenas, talves milhares de quilos, que estão a suportar.
Fui eu que construí os módulos e que escolhi os vãos das prateleiras - claro que escolhi vãos pouco alongados, para evitar o empenamento da madeira.
Além disso, submeti o pinho a um tratamento de envernizamento (um verniz que nós por cá chamamos "tapa-poros") a fim de retardar o processo de secagem da madeira (o que provoca o empenamento da madeira é normalmente a secagem rápida).
Quantos aos livros repetidos, já os espalhei pelos meus variados domínios e despachei outros para irmãos e parentes menos literatos que eu, na (talvez vã) esperança de os pôr a ler qualquer coisinha, de forma que infelizmente já não tenho nada para a troca, mas obrigado pela lembrança simpática.
Abraço,

100anos disse...

Nieves, esqueci-me de dizer isto: levei vários meses a projectar e a construir as estantes, nelas estão icnorporadas centenas de horas/homem trabalho.
O trabalho saiu-me de borla, mas também me saiu "do lombo".

eXTReMe Tracker